segunda-feira, 31 de outubro de 2011



Governo recomenda emigrar

Antunes Ferreira
Leio – e não quero acreditar. Releio e está lá mesmo no despacho da Lusa. É obra. Miguel Mestre, o Secretário da Juventude e do Desporto, afirmou que o jovem desempregado em vez de ficar na "zona de conforto" deve emigrar. Nunca tal tinha lido.

"Se estamos no desemprego, temos de sair da zona de conforto e ir para além das nossas fronteiras", disse o governante, que falava para uma plateia de representantes da comunidade portuguesa em São Paulo e jovens luso-brasileiros.

Segundo o mesmo responsável, o país não pode olhar a emigração apenas com a visão negativista da "fuga de cérebros". Para ele, se o jovem optar por permanecer no país que escolheu para emigrar, poderá "dignificar o nome de Portugal e levar know how daquilo que Portugal sabe fazer bem".

Caso a opção seja, no futuro, voltar a Portugal, esse emigrante "regressará depois de conhecer as boas práticas" do outro país e poderá "replicar o que viu" no sentido de "dinamizar, inovar e empreender".

Já sabia que Oliveira Salazar decidira aproveitar a emigração – até mesmo aquela que era conhecida por a salto – para alcançar uma “especialização” dos trabalhadores portugueses. Ou seja, um servente regressaria “formado” como pedreiro, estucador, electricista, quiçá mesmo mestre de oficina. E sem o Estado português despender um tostão.
Mutatis mutandis, para comparação, já chega.

13 comentários:

  1. Ou poderia até, quiçá, regressar rico, comprar uma obras de arte e tal e depois dizer ao governo de turno: olhe lá, não quer guardar-me aí esta tralha, que há para aí muita gatunagem? Se não quiser vou levá-la para a estranja. Nem pense, diz o governo. Guardamos, sim senhor, e até nos comprometemos a comprá-la se e quando V. a quiser vender. É só dizer o preço e quando entender. E mais: o emigrante-retornado pode, então, adquirir, a crédito, outros valores, que dá em garantia. Precisamos de gente deste, pelo que o incentivo à emigração só pode ser louvado. Amen.

    ResponderEliminar
  2. Et cum spiritu tuo. Eu não pensei em tudo isso, mas a tua sapiência incontornável abriu-me os olhos. Deo gratias. Ite, missa est. Ámen - e ao pai também que tem todo o direito.

    Sés homem, contestaaaaaaa!!!!!!!

    Abç

    ResponderEliminar
  3. FerreirAmigo
    Este Mestre é um pândego!
    Um mestre de culinária, quiçá....
    Aquela abraço

    ResponderEliminar
  4. Emigrar para onde?
    Os outros desaguam aqui e, nós vamos para onde?
    O país até é bom!... Temos sol...às vezes. Temos uma justiça porreira. Ver o caso do Jorge qualquer coisa que, continua a comer morangos de Sintra. Não sai de casa mas, com este tempo não perde nada. O Duarte Lima anda a jogar às escondidas por aí. O Vale Azevedo "exilado em Inglaterra", tadinho dele.
    Tudo boa gente. Emigrar? Que ideia!...
    Abraço
    Maria

    ResponderEliminar
  5. Então não será o mais óbvio para mandar fazer? Se ficarem cá têm que ver se ainda há dinheiro para lhes pagarem um subsidio. Se forem embora, sempre o país pode ir vivendo do dinheiro dos emigrantes.
    Claro que quando o negócio estiver a render háverá que arranjar umas taxazitas para pagar os tachitos.
    Mas isso será para depois. Pode ser que entretanto o país fique devoluto.

    ResponderEliminar
  6. Coimbra

    É sim senhor; porque de cerimónias - não é...

    Abç

    ResponderEliminar
  7. Maria

    A vida é bela; os homens é que dão cabo dela. Todos os que nomeias são pessoas de bem, excelentes chefes de família, ainda que com um ou outro pecadilho. O que não os impede de viver bem, com sopas e descanso neste jardim à beira-mar plantado.

    Quem o disse, mais coisa, menos coisa, foi o saudoso Presidente do Conselho, Senhor Professor António de Oliveira Baltazar, ou algo assim. Quem sou eu para o desdizer?

    Qjs

    ResponderEliminar
  8. João

    Por este andar... fica, caro Amigo, fica...

    E depois do último sair, o que vier a seguir apague a luz. Austeridade.

    E muitas felicidades para o lançamento do teu livro.

    Abç

    ResponderEliminar
  9. Amigas e Amigos

    Neste nosso blogue - que espera visitas cada vez mais frequentes e expressivas - não uso a fórmula Qualquercoisamiga/o. Essa, como muito bem sabem, está reservada para a nossa Travessa - e tem direitos de autor, bem como copyright...

    Mas, disso não haja dúvidas, todos vocês são Amigas e Amigos!!!

    ResponderEliminar
  10. Filhos da mãe... e andam os nossos meninos e meninas espalhados por esse mundo afora... e na vez de arranjarem formas de os trazer de volta... querem mandar mais para lá...
    Falem, amigos, de tanto falar pode ser que algum surdo oiça!...

    ResponderEliminar
  11. Hermínia

    Tens carradas de razão. Muito obrigado

    Qjs

    ResponderEliminar
  12. Salazar apenas copiou uns versos do "Dom Jaime" de Tomás Ribeiro. O seu a seu dono.
    Quanto aos Duartes Limas, Carlos Cruzes (canhoto), são excelentes pessoas. Foi pena as mãezinhas não terem abortado.
    Maria

    ResponderEliminar
  13. esse e o link do passarinho

    http://www.srwordpress.com/como-colocar-o-passaro-do-twitter-voando-pelo-meu-blog/

    ResponderEliminar