quinta-feira, 6 de outubro de 2011


O PS e o passado recente

Antunes Ferreira
Com a devida vénia (nariz de cera que de tanto se utilizar nos jornais & correlativos se tornou calino) transcrevo do «Público» de hoje a seguinte notícia:

«O secretário-geral do PS defendeu, na conferência do seu grupo parlamentar sobre a internacionalização da economia, ser necessário cortar com o passado de soluções conjunturais e de pequenas políticas. Sem nunca falar directamente do anterior Governo liderado por José Sócrates, António José Seguro admitiu “responsabilidades de todos”.

As críticas de Seguro ao passado surgiram quando defendia uma “agenda sustentável para o crescimento e emprego” nunca levada a cabo por qualquer Governo. Disse que a sua ausência explicava “uma parte dos problemas estruturais do país” e que, por isso, era necessário fazer diferente: “Temos que perceber que as soluções do passado trouxeram-nos até aqui e que só uma nova atitude política e intelectual é que pode ajudar Portugal.”

Quanto a Luís Amado, ex-ministro dos Negócios Estrangeiros, foi mais directo. Para defender a necessidade de um “compromisso nacional para a estabilidade, para o crescimento, para o emprego”, recuperou os tempos de experiência governativa. Defendeu que a falta de “coesão e de solidariedade” entre “os principais actores” afectou a imagem do país no estrangeiro: “Vivi talvez com mais angústia do que outros colegas de Governo a situação em que, paulatinamente, o país ia caindo. Precisamente porque no cotejo da nossa realidade com a realidade internacional nós percebíamos como a situação interna afectava tanto a capacidade do país se afirmar do ponto de vista internacional, como de garantir confiança para captar investimentos, de abrir novos mercados para os nossos produtos.”
»
Desabafos, críticas, punho no peito, ou melhor punhada, que certamente muitos vão considerar punhalada – e pelas costas. Tu quoque, Brute, fili mi? Foram estas as últimas palavras de César quando foi assassinado em pleno Senado, perante a primeiro golpe, até tu, Brutus, meu filho? Mesmo que sejam realistas vão motivar muitas reacções. Ou apenas um mea culpa ?



6 comentários:

  1. Ó homem, você sabe muito bem que tudo isto é culpa do malvado Pinto de Sousa, que se diz que foi aprender Sócrates, Platão, Diógenes e até, vejam só, Pitágoras e o seu famoso teorema!

    ResponderEliminar
  2. 500

    Não respondo a provocações, tal como o outro...

    Abração

    ResponderEliminar
  3. Não batam mais no "ceguinho". Já chega. Em vez disso, era bem melhor que se preocupassem, com o que fazem. Além disso, nunca se deve cuspir, no prato em que se comeu.
    Maria

    ResponderEliminar
  4. Maria

    Já chegará? Com esta trupe que nos domina, não sei, não...

    Queijinhos

    ResponderEliminar
  5. O PS está numa situação difícil (ainda). Calma! Lá chegará! (Hope so!)

    ResponderEliminar
  6. A situação daí, muito me importa mas,
    por enquanto a minha preocupação é
    com a oferta que a nossa bulgariana,(ou seria
    bulgariense?)fez, na Bulgária, para salvar a
    vossa pátria & Cia.. UE,donde ela vai tirar?
    mais um rombo, nos cofres públicos daqui????

    Xeros, nos Ferreiramigos - tu, kel $ Cia...

    ResponderEliminar