quarta-feira, 25 de abril de 2012





Não gosto deste 25 de Abril


Pronto! Conheci o Salgueiro Maia, conversei com o Salgueiro Mais, fiquei amigo do Salgueiro Maia, acompanhei a sua via sacra, fui ao funeral do Salgueiro Maia. Que deveria ter-se chamado Salgueiro Mais.

Penso, creio - estou certo? - que ele, na sua ingenuidade de Homem Bom, sincero, valente, humilde e escassamente político, ou mesmo nada, não gostaria deste 25 de Abril de 2012. Como muito gostou do 25 de Abril de 1974. E do que nele fez.

Eu não gosto deste que hoje está a decorrer. Adoro o de 1974 que, infelizmente, segui desde Luanda. Chorei ao ouvir as notícias da rádio que nos iam dando as novidades da data da redenção.

Os meus filhos perguntavam à mãe o porquê do pai estar lavado em lágrimas. De tristeza?, inquiriam. E a Raquel, nada, não, é de alegria. E eles a matutarem sobre essa estranha coisa de chorar de alegria. Que nunca tinham visto. Estaria o pai bem?

Voltei-me para a minha mulher e sussurrei: e de raiva por não estar lá!!!. Baixinho, para que os putos não ouvissem e ainda estranhassem mais.

E, de novo, o pai está bem?, está óptimo, feliz, contente. E o choro, só quando dói é que a gente chora... O pai, depois, explica-vos. Mas, podem ter a certeza absoluta, o pai e eu estamos satisfeitíssimos.

Eu não gosto deste estranho 25 de Abril deste ano. E também não gosto deste Governo. E também não gosto deste Presidente da República. Continuo a gostar do capitão Salgueiro Maia; que, repito, deveria chamar-se Mais.


Antunes Ferreira


(*) Também publicado nos Alcatruzes da Roda

23 comentários:

  1. Antunesamigo,
    O mais não tem a ver com o Salgueiro, tem a ver connosco. Ele fez a parte dele, mas será que cada um de nós fez a sua parte?

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Henriquamigo,
    O Fernando Salgueiro Maia, frequentou o mesmo colégio que eu, em Tomar.
    Do Nun'Álvares, saiu muita gente boa deste país. Até políticos honestos, calcula.
    Nunca me cruzei com o Fernando. Os colégios tinham separação de sexos.
    Os anos passaram. Na noite de 24 para 25, estive até tarde, a ouvir o "Porgy and Bess" na Emissora 2. Quando acabou, mudei de posto e ouvi os acordes da "Grândola", o "E depois do Adeus" e, por fim: Aqui posto de comando das forças Armadas. Já não dormi. Tremia que tudo falhasse, como pouco tempo antes, nas Caldas.
    Chorei, ri, cantei, disse versos do Alegre, toda a noite. Quando soube que o Marcelo estava no Carmo, voltei a tremer. Depois, vi lá o Fernando e tive a certeza, que a Revolução estava ganha.
    Acho que os meus filhos e o João, comeram mal nesse dia. Eu só tinha olhos, ouvidos, mãos, para o pequeno rádio.
    E foi a minha festa, pá. E foi o meu 25 de Abril.
    Do que li, do que ouvi, Salgueiro Maia, foi a trave mestra da Revolução.
    Eu também não gosto deste 25 de Abril, não gosto do governo, nem do presidente.
    Não era para pôr nada. Lembrei-me então, do meu Capitão Salgueiro Maia.
    Abraços dos homens, beijinho para a Raquel e queijinho seco de Tomar para tu.
    Maria

    ResponderEliminar
  3. Henriquamigo,

    Eu cá também não gosto nada deste governo, nem desta maioria, nem deste presidente! E também não gostava do homenzinho que pretendia ter estas três dimensões na mão.
    Vamos fazer um golpe de estado?...

    Beijinhos revolucionários...

    ResponderEliminar
  4. FerreirAmig,
    Muita gente não gosta deste 25 de Abril.
    Mas, só para o poder dizer livremente, já é muito bom, já valeu a pena.
    Aquele abraço

    ResponderEliminar
  5. FerreirAmigo

    Salgueiro Maia é (foi) o HOMEM. O que temos, agora, são amadores de hombridade, de política como profissão, como...

    Abraços

    SOL
    http://acordarsonhando.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Salgueiro Maia, com a sua abnegação e a sua coragem, iria irritar-se com o que estão a fazer ao seu sonho!
    Este 25 de Abril soou-me a mentiroso, a hipócrita, a baile mal mandado e não gosto de nenhuma destas coisas.
    Mesmo assim, bem hajam os capitães de Abril porque, ao menos, posso dizê-lo!

    Abraços.

    ResponderEliminar
  7. Um sonho de liberdade... que está a desencadear uma enormíssima anarquia, por parte de quem nunca chegou a interiorizar o que é a verdadeira liberdade que implica a maior responsabilidade! Mas... por onde andará ela?!...

    ResponderEliminar
  8. Acho que nenhum de nós gosta deste 25 de Abril.
    Salgueiro Maia foi um homem à parte, um homem bom, honesto e que acreditou!

    ResponderEliminar
  9. FerreirAmigo,
    O de 74 também teve coisas que não gostei nada.
    Excessos que não se podem esconder, muito menos esquecer.
    Eu sei porque, ainda garoto (10 anos) fui vítima disso.
    Sabes porquê?
    Porque o meu pai ocupava o importantíssimo posto de presidente da Casa do Povo de uma aldeola.
    E, com toda aquela confusão, a minha mãe perdeu um bebé que hoje poderia ser meu irmão/minha irmã.
    Aquele abraço!

    ResponderEliminar
  10. Boa tarde Ferreira!
    Da pra ver que você é um gozador e politicamente também o é. Eu não gosto de política, mas tenho um filho que só mete a língua na política brasileira, eu sou o contrário, procuro tirar proveito, pois de boba não tenho nada.
    Em 74 havia três anos do meu primeiro casamento, que bateu as botas, quis ouvir seu amigo cigarro que o encaminhou para o túmulo, deixando-me de presente um garotinho lindo de dois aninhos, que hoje é grande homem estudado e bem sucedido na vida.
    Logicamente, tinha 37 anos quando ele se foi e casei-me aos 45 anos com um garanhão que faz de mim a mulher mais feliz do mundo.
    Sempre tive um lema comigo: Quer: corra atrás e, eu sigo piamente esse lema até hoje.
    Seja muito bem vindo ao meu blog...
    Vamos dar muitas risadas juntos.
    Um beijo
    Lua Singular

    ResponderEliminar
  11. Demorei, porque ando fugindo desse grande mal, seja daqui ou a daí...Já dei muito de mim. Sei da merda que está, aí, e torço para que o quadro se reverta. O governo daqui está tirando de uns(eu no meio) e dando esmola pros pobrezinhos, em vez de dar educação, saúde e emprego. Odeio, governo populista e corrupto.
    Estou feliz mesmo é com essa sua corda toda: BRAVO!
    Xêros, muitos!

    ResponderEliminar
  12. 25 de Abril.Qual 25 de Abril?
    Não se vê nada. Se calhar foi levado no meio do nevoeiro que perdeu o D. Sebastião. Apenas acho que este Governo (e os que o antecederam) nem sabe quem foi D. Sebastião. Só com a inexperiência de Rei se podem fazer, sem punição, tantas asneiras.

    Abraços


    SOL

    ResponderEliminar
  13. Oi Ferreira,
    Vim agradecê-lo pela visita ao meu blog
    Fique com Deus
    Beijos
    Lua Singular

    ResponderEliminar
  14. Caro amigo

    Há dias que
    jamais gostaremos.
    É algo que confronta
    nossos sonhos de justiça.

    Acorda a alegria em ti,
    como quem acorda uma pessoa muito amada...

    ResponderEliminar
  15. O 25 de Abril, foi um ideal e o idealismo depressa passa nas multidões gritantes.

    No entanto nos libertou de uma escravidão de 48 anos (muito tempo).

    Salgueiro Maia não era um politico,
    daí sua verdade e sinceridade
    e aproveito aqui, neste momento,
    que me foi dado...

    Para o Lembrar e o Saudar!


    Maria luísa (os7degraus)

    ResponderEliminar
  16. O pior é olhar para os rostos... e ver um vazio, uma arrogância, e nada que dignifique os portugueses... triste demais para ser verdade.

    ResponderEliminar
  17. E eu também não gosto nada, mas não sei que hei de fazer...

    Sugestões?

    ResponderEliminar
  18. Um momento especial de renovação para sua alma e seu espírito,
    porque Deus, na sua infinita sabedoria, deu à natureza,
    a capacidade de desabrochar a cada nova estação e a nós
    capacidade de recomeçar.
    Desejo a você, um final de semana cheio de amor e de alegrias.
    Afinal Deus nos a oportunidade de fazer novas amizades,
    ajudar mais pessoas,
    aprender e ensinar novas lições,
    vivenciar outras dores e suportar velhos problemas.
    Sorrir por novos motivos e chorar outros,
    porque amar o próximo é dar mais amparo,
    orar e agradecer .
    Fazer novas amizades é amadurecer um pouco mais
    e olhar a vida como uma dádiva de Deus.
    É ser grato, reconhecido,
    forte, é ter fé acima de tudo.
    Que o Senhor abençoe a você,
    no doce lar Lugar onde vive!
    Que você possa ver sua
    família crescer e progredir,
    e tenhas uma vida longa,
    com saúde , paz e eterna felicidade.
    Um Feliz Dia Do Amigo : Estou atrasada , mais Nunca esqueceria essa data.
    Tem um mimo
    na postagem fique a vontade para pegar.
    Um abençoado final de semana.
    Deus abençoe VOCÊ!
    Beijos da amiga sempre ,Evanir.

    ResponderEliminar
  19. Dr.Antunes
    Eu também não gosto nada do que estamos a viver.Gostei do seu artigo: «sem papas na língua».Aponta o dedo,cita o nome de alguns dos culpados,mas há mais, para estarmos nesta situação.Decerto não é só este governo.E a Europa?Não terá a sua quota parte de culpas?
    BRAVOS pelo seu artigo,senhor dr. Antunes! Alguém tem de dizer e fazer alguma coisa. os jornalistas são um ótimo meio para abrirem os olhos ao povo.Ainda há muita gente quase analfabeta,mas acreditam em tudo o que ouvem na televisão.Resta saber que canais sintonizam.
    O grande Salgueiro Maia,que Deus tem,deve estar a dar voltas no túmulo,se é que se dá conta do que se está a passar.
    Muito obrigada por ser meu seguidor.Eu também já estou a segui-lo.
    Faço votos para que tenha uma ótima 5ª feira,sem surpresas(?) como o dia de ontem.Será que valeu a pena ou ainda vamos ficar pior? É uma tal mudança de ocupantes de cadeiras,que cada vez,entendo menos.
    Saudações da
    Beatriz
    Blog -VIDA e PENSAMENTOS
    http://pegadasdeanjo.blogspot.com

    ResponderEliminar
  20. Ciao carissimo ..passo a farti un saluto. Scusa se non mi son fatta viva prima d'ora.
    Ho passato tre settimana di meritato riposo.
    Te come stai?.
    Un abbraccio e buona serata.
    Incoronata

    ResponderEliminar
  21. E gostos não se discutem.

    Mas, vivemos em democracia e os que governam este país tiveram a maioria.

    Há que saber respeitar, mas pode-se não gostar.

    A democracia é tão imperfeita....

    Beijo

    ResponderEliminar
  22. Se fosse verdade que existe chuva de felicidade, eu pediria com toda a minha fé que o céu despejasse em você uma chuva abundante de FELICIDADE... Que o seu dia seja regado a fortes emoções e que o final de semana seja recheado de coisas boas.
    Beijinhos Nelma Ladeira.

    ResponderEliminar
  23. 25 de abril foi uma alegria. A 26 ainda andávamos ébrios. A 27 vei a ressaca que durou uns anos... Depois acordámos para a dura realidade.

    ResponderEliminar