segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Sacrifícios & excepções 

MINISTÉRIO DA SAÚDE 


Gabinete do Ministro 

Despacho n.º 10804/2011 

1 — Nos termos do disposto no artigo 11.º do Decreto -Lei n.º 2262/88, de 23 de Julho, nomeio a assistente técnica Elvira Maria Sousa Oliveira Líbano para exercer funções de apoio administrativo no meu Gabinete, em cedência de interesse público pela Secretaria -Geral do Ministério da Saúde, sem suspensão do estatuto de origem. 
2 — À remuneração mensal, paga pelo serviços de origem, acresce o valor de 80 % sobre o vencimento base, incluindo os subsídios de férias e de Natal, a suportar por verbas do orçamento do meu Gabinete. 
3 — O presente despacho produz efeitos a partir de 21 de Junho de 2011. 1 de Agosto de 2011. — O Ministro da Saúde, Paulo José de Ribeiro Moita de Macedo. 205059652

in Diário da República, 2.ª série — N.º 168 — 1 de Setembro de 2011

Paulo Macedo, Ministro da Saúde

Ex.mo. Sr. Ministro da Saúde, 

Gostaria de saber o que posso eventualmente fazer para ter o meu ordenado acrescido de 80%...
...não é por mais nada, mas nem sabe o jeitão que me dava!

Cá para nós, Sr. Ministro, há um ditado muito antigo e que neste caso se aplicaria na perfeição:

-Ou há moralidade ou comem todos!

...e o problema está no facto de só comerem alguns e, na realidade, a moralidade é algo que não existe mesmo.

Sr. Ministro, 80%?

Numa altura de contenções de despesas brutal uma funcionária pública que é deslocada para o seu gabinete vai ganhar mais 80% por causa disso? 
Sei que nunca vai ler estas minhas palavras e mesmo que as leia, não vou ter direito a resposta, mas gostava de saber porque é que numa altura em que todos os funcionários públicos tem os ordenados congelados, que as taxas de IVA aumentam de forma brutal, correndo o sério risco de estagnar a economia de vez e mandar tanta mais gente para o desemprego e fazendo com isso que o esforço financeiro da Segurança Social seja agravado aumentando ainda mais o deficit o que provocará novos aumentos de impostos, numa altura em que tantos benefícios na saúde foram cortados, que se pensa em aumentar as taxas moderadoras, uma funcionária tenha direito a 80% de aumento...

...deverá concordar comigo, Sr. Ministro, que algo assim raia o imoral!

Claro que com isto está, aos meus olhos, apresentado. Se os seus colegas lhe seguirem o exemplo, estão apresentados também. E tem também que admitir que uma coisa destas não favorece muito o seu chefe na fotografia...

...porque afinal os sacrifícios são para todos,...
...mas há excepções!
Manuel da Cedofeita 

NE - O Manuel da Cedofeita já colaborou na Travessa do Ferreira, ainda que sob nome diferente. Pulhítica tem o maior prazer em o acolher nas suas colunas e espera que volte mais vezes.

6 comentários:

  1. Bem como diz o enunciado da Travessa... "Somos todos iguais, porém uns mais iguais que os outros..."

    ResponderEliminar
  2. Fui ver. E caía, leve e fria. Bonito de se ver. Por isso, não quis deixar de espalhar a boa nova. A Zorra da Boavista dá também à estampa.

    ResponderEliminar
  3. E isso é política!
    Um grande bj querido amigo

    ResponderEliminar
  4. FerreirAmigo.
    E quais são as "habilitações" da senhora?
    Pode estar aí a explicação....
    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. É caso para dizer que, nos estão a "tratar da saúde"!
    A senhora leva com um acréscimo de 80 por cento. E nós, pagamos a taxa. As pensões encolhem, o cabaz de compras é mais caro e mais leve, os medicamentos são o que sabemos.
    Que a Dama goze o seu aumento, com saúde e, o senhor ministro consiga dormir, tadinho dele.
    Isto já mete nojo!
    Maria

    ResponderEliminar
  6. Estou tão cansada destes animais políticos que, das duas uma, ou um dia me passo dos carretos e compro uma arma na candonga e desato aos tiros, mesmo correndo o risco de acertar no meu próprio pé ou....isto assim não vai lá! De jeito nenhum!O povo é sereno, ordeiro, pacatinho. Situações destas repetem-se diariamente; continuam a não vir nas primeiras páginas dos jornais as verdadeiras notícias do mundo, fraco jornalismo feito por garotos imberbes, elas todas larocas e de corpos torneados, eles com ar de quem quer ser personagem do jogo "O Sabichão" - lembram-se?- E a miséria a aumentar, a fome já por aí anda enrolada no seio das famílias portuguesas, o consumo a descer de braço dado com os ordenados.No topo da pirâmide estão os vampiros, com o seu séquito e jardins paradisíacos de Welwitschia mirabilis. À porta da quinta, em pleno deserto estamos nós os escravos do século XXI. Tal e qual!! Que mentes mais abjectas! Chiça!!! Deve ser o principio de Peter esta coisa da politiquice!!

    ResponderEliminar